Litosfera e Hidrosfera

                                                               Litosfera


 A litosfera, que é a camada superior da carga da Terra, apresenta temperaturas inferiores em relação às demais porções do planeta e certa mobilidade em sua estrutura dinâmica. Ela costuma estar associada à crosta terrestre por também ser uma camada fina que compõe a estrutura superficial da Terra.

A camada da litosfera encontra-se acima da astenosfera, uma camada que apresenta as rochas em um estado mais pastoso, em função das temperaturas elevadas presentes no interior do planeta. A zona de encontro entre a litosfera e a astenosfera apresenta uma isoterma, ou seja, uma temperatura constante, que é de aproximadamente 1.200ºC. Assim, tudo o que está acima desse ponto de contato possui temperaturas suficientes para fazer com que as rochas permaneçam escavadas.

A estrutura dessa camada encontra-se na confluência entre rochas e minerais. Na verdade, os minerais, em aglomeração, compõem as rochas que, juntas, compõem a litosfera. Entre os minerais, os predominantes são o silício, alumínio e magnésio, tendo também uma centena de outros tipos menos presentes, muitos deles valiosos para as atividades humanas.


                              Hidrosfera

 Hidrosfera é a camada de água do planeta Terra, contendo o recurso nos estados sólido, líquido e gasoso. A hidrosfera surgiu há bilhões de anos em decorrência do resfriamento do planeta, sendo formada por um volume fixo de água que é de aproximadamente 1,4 bilhão de km³. A maior parte dessa água é armazenada nos oceanos, e menos de 3% corresponde à água doce distribuída entre geleiras, rios, lagos e aquíferos.


É nessa camada que acontece as etapas do ciclo da água, que se dá através da interação com as demais esferas (atmosfera, litosfera e biosfera). A hidrosfera é, portanto, fundamental para a existência e manutenção da vida no planeta Terra.

    Ciclo da Água

                    Sólido ----->Líquido = Fusão | Sólido-----> Gasoso= Sublimação

                                       Líquido ----->Gasoso= Vaporização | Líquido----->Sólido= Solidificação

                                       Gasoso-----> Líquido=Liquefação | Gasoso----> Ressublimação

       Como a Água esta dividida em nosso planeta?

 A água esta divida em:

 97% em mares e oceanos (estado líquido)

2,2% em calotas polares (estado sólido)

 0,6% dentro da Terra (estado líquido)

 0,1% na atmosfera (estado gasoso)

0,1% em rios e lagos (estado líquido)

                         Ligações da Água

Ligação Covalente

 A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por Ligações Covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados.

A ligação covalente da água forma um ângulo de 104,5° que promove a polarização da molécula. Observa-se que, ao interagirem, o átomo de oxigênio atrai de maneira mais intensa os elétrons do que o hidrogênio, o que gera uma carga parcial positiva no hidrogênio e uma negativa no oxigênio. É a polaridade que garante algumas importantes propriedades da água, tais como seu ponto de fusão e ebulição, bem como a capacidade de dissolver substâncias.

Ligação de Hidrogênio

 As moléculas de água agregam-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio. Isso é possível graças à atração que os átomos de oxigênio de uma molécula exercem sobre os hidrogênios de outras. No estado líquido, essas ligações rompem-se e refazem-se rapidamente, provocando o deslocamento de moléculas e garantindo a fluidez da água; no estado sólido, percebemos ligações mais duráveis; e no estado gasoso, a molécula encontra-se isolada.


Ciclo Hidrológico



              
  1) A luz do Sol provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre. Em alguns locais, no entanto, a neve e o gelo sublimam, passando do estado sólido para o vapor, pulando as fases de fusão (sólido para o líquido) e de evaporação

 2) A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, essa substância passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.

 3) Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação (infiltração).

 4) A Transpiração é um processo no qual a planta libera água no estado gasoso. Esse processo pode ser bastante prejudicial se ocorrer em excesso. Muitas pessoas não sabem, mas as plantas também perdem água por transpiração.






     

 

Comments

Popular Posts